sábado, 25 de janeiro de 2014

Dicas de preparação - Licores

Ingredientes e Preparação
Observar na preparação:

Vasilhame de vidro, cristal ou louça; Papel de filtro, saco de flanela branca ou algodão hidrófilo;
A calda de açúcar, quando fria, deve ter, em média, 25º (areômetro de Baumé). Para os demais pontos, verifique o grau mais indicado;

Os licores brancos ou claros, devem ser preparados com açúcar refinado, de 1ª; 

Para dar cor aos licores escuros, utiliza-se o caramelo (açúcar queimado); Empregue, sempre, frutas sãs e em perfeito estado de conservação; Use sempre álcool de boa procedência, álcool de vinho (espírito). Na falta deste, álcool de cana, no grau indicado; Escolha com escrúpulo os ingredientes; aguardente pura e nada de composição que não traga o endosso da “Saúde Pública”. 

Equivalências de volume:
Uma garrafa contém, mais ou menos 4 cháv. de chá ou 3 copos de água de 250 ml. Um copo de água = 250 ml. Um litro = 6 chávenas de chá

Calda de açúcar:
A calda é feita ao lume em água fervente.A proporção de água para caldas é: 500 gramas de açúcar para 0,25 dl de á gua ou 500 gramas de açúcar para 2 chávenas de chá de água. 

Tipos de licores:
Beneditino, Chartrouse, Strega, Anis, Curaçau da Holanda, etc.
As essências para a preparação em casa, de qualquer desses licores, são vendidas em pequenos frascos, de procedência italiana ou da Polak’s Frutal Works — amersfoot, todas excelentes.

Instruções para o preparo de licores
Ingredientes básicos:
350 gramas de Álcool 42º ; 410 gramas de água fervida; 370 gramas de açúcar cristal.
Essência (a gosto) ver receita respectiva

Modo de Preparação:

Dissolva a essência de cada frasquinho no álcool, adicionando a água e o açúcar misture bem e deixe em descanso 2 ou 3 dias (quanto mais tempo, melhor). ; Depois, filtre com papel-filtro(de farmácia) e engarrafe o licor.

( da minha recolha de Receitas -Fonte: Escola de Cozinha -2005)

Sem comentários:

Enviar um comentário