terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Tomilho

Na fase festiva, que se aproxima, gosto de apresentar pratos diferentes com sabores agradáveis. O Tomilho é óptimo para dar um sabor requintado, mas saudável a pratos requintados. Esta planta aromática,é considerada um substituto saudável do sal
O Tomilho é uma planta semi-arbustiva, com caules rasteiros, folhas e flores pequenas (rosadas ou brancas), e um aroma forte e intenso. Como espécie mediterrânica, gosta de solos bem drenados, adaptando-se mesmo em solos muito secos. É uma erva rasteira e pode em vaso, ser semelhante a uma espécie trepadeira.
O Tomilho na Cozinha:
Aplicações Culinárias:

Planta de um aroma forte e intenso. De sabor picante, é uma erva aromática que resulta bem com a Salsa e a Salva. As suas flores e folhas têm função culinária. Salienta o sabor de outras ervas, sem no entanto intensificá-las em demasia. Esta erva aromática é considerada um substituto saudável ao sal, e é a erva perfeita para guisados e cozidos, pratos de carne, de peixe, sopas e molhos.
Cuidados de Cultivo de Tomilho
O Tomilho gosta de solos bem drenados, adaptando-se mesmo em solos muito secos. Os Invernos muito chuvosos e os terrenos encharcados podem contribuir para que apodreçam e morram precocemente. Deve evitar regar nas horas de maior calor e apenas os deve regar quando a terra dos mesmos estiver bastante seca. Deve ser podado logo a seguir à floração, de forma a evitar que lenhifique na base, mantendo-se vigoroso e saudável por muito mais tempo. Deve podar com frequência se o crescimento for muito vigoroso.É uma ótima planta de companhia para as outras plantas no jardim.
Dá-se bem junto do Alecrim ou da Salva - tendo cuidados idênticos.
Pode ser colhida em qualquer altura do ano. Subsiste também nos meses mais frios do ano desde que protegido ou colocado no interior. Prefere locais temperados, no entanto são resistentes às geadas.
Temperatura aconselhável para esta planta: O tomilho suporta temperaturas entre 4°C e 25°C.

http://www.aromaticasvivas.com/pt/ervas-aromaticas-vivas/tomilho.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário