quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Oregãos


Os Orégãos são plantas                                            
 herbáceas e perenes,
 de caule ereto, de folhas opostas, ovais e pontiagudas de cor verde-escuras com aproximadamente 35mm de comprimento. Caracterizam-se pelo seu cheiro bastante aromático e sabor amargo. Por serem plantas tipicamente mediterrânicas apresentam um desenvolvimento horizontal. No entanto, devido ao seu ciclo, poderão apresentar flores nos dias mais compridos e assim apresentar alguns caules bastante verticais.

Curiosidades
O sabor característico que fez Hipócrates, na Grécia Antiga, dar e esta erva o nome Origanum (erva amarga). Os gregos, usavam os orégãos sobretudo em receitas de óleos pós-banho.

Os Orégãos na Cozinha:
Aplicações Culinárias:Caracteriza-se pelo seu cheiro bastante aromático e sabor amargo. É o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da beringela e das massas. Combina bem com vitela, com carnes brancas, pratos de peixe, e com queijos. A erva fresca dá aos pratos um sabor completamente diferente, dado que tem um sabor amargo mais acentuado do que os orégãos secos ou desidratados.

Cuidados de Cultivo de OrégãosDevem estar num local protegido e ensolarado. Para garantir o seu florescimento, a poda deve ser feita na Primavera, prolongando-se o seu cultivo até ao Inverno, desde que protegido da geada.Esta planta não gosta de muita água, ou seja só deve ser regado quando o solo estiver muito seco.
Apesar de perene, deve ser replantado a cada 2 a 3 anos, pois perde o vigor e a beleza com o tempo.

Temperatura aconselhável para esta planta: Os orégãos requerem temperaturas acima dos 5°C.

http://www.aromaticasvivas.com/pt/ervas-aromaticas-vivas/oregaos.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário