quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sorrel - Substituto Natural do Sal

A Sorrel é também conhecida como Erva Azeda ou Azedinha. Em Itália, surpreendentemente, faz parte das hortas comuns e é, ainda, muitas vezes ligada à cozinha francesa.

É frequentemente considerada como uma salada verde ao invés de uma erva, mas, na verdade, é ambas: salada e erva.
A Sorrel é uma planta delgada, com cerca de 60 cm de altura, com raízes que são profundas no solo, bem como caules suculentos e comestíveis e folhas oblongas. As folhas inferiores têm 7-15 cm de comprimento, ligeiramente em forma de seta na base, com pecíolos muito longos.
É uma erva importante para as dietas sem sal, porque acrescenta tempero sem o uso de sal.

Utilização e Benefícios - A Sorrel na Cozinha:Aplicações Culinárias:
Graças ao seu sabor peculiar, ela é usada como condimento na elaboração de vários pratos, cozida ou em saladas. A sopa de azedas é um prato muito vulgar em vários países da europa. Se nunca usou a Azedinha "Sorrel”, tente adicionar pequenas quantidades nas suas saladas - o sabor picante dá-lhe uma sensação muito fresca. Em qualquer prato que use espinafre, tente substituir uma pequena quantidade por Azedinha como ponto de partida. Certifique-se de provar enquanto está a cozinhar, adicionando mais ou menos, se necessário. As folhas maiores podem ser utilizadas em sopas, molhos e risotos. Experimente colocar algumas folhas nas sanduíches e transforma-as em sanduiches frescas e requintadas.A Azedinha / Sorrel, é fantástica em sopas de tomate ou peixe. Também pode ser adicionada com cuidado em saladas de frutas, geleias, bebidas, cremes e frutas, à semelhança da erva-cidreira ou verbena.

Propriedades da Sorrel:
A sua acidez deve-se ao bioxalato de potassa (5 a 9%), que é também um dos principais responsáveis pelas suas qualidades medicinais.A Sorrel contém vitamina C (80 mg/100 g), quercitrina, vitexina e derivados antraquinónicos como a emodina e taninos. Apresenta efeitos diuréticos. E devido ao elevado conteúdo de Vitamina C considera-se antiescorbútica.
É uma erva importante para as dietas sem sal, porque acrescenta tempero sem o uso de sal.

Cuidados de Cultivo da SorrelPode transplantar para um vaso maior ou para o jardim em qualquer altura do ano, mas preferencialmente na Primavera.Produz melhor em solos ricos e húmidos, mas cresce em qualquer solo bem drenado.
Pode ser plantada em zonas de sol parcial ou mesmo em locais mais sombrios e húmidos.
O solo deve manter-se húmido, mesmo nos meses mais secos. Necessita de irrigação abundante.

Temperatura aconselhada para esta erva: É uma erva que resiste bem a temperaturas baixas e invernos frios.

Sem comentários:

Enviar um comentário