segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Propriedades da Hortelã

Hortelã é mais saudável do que você imagina, conheça suas propriedades
A hortelã é usada em receitas culinárias 
 de  muitos países pelo mundo todo, em chás, em adorno de pratos e composição de saladas.O chá de hortelã é uma das bebidas mais nutritivas encontrado entre todos os chás medicinais. A hortelã além de ser saudável e segura tem o aroma e o gosto muito agradável.

Com o nome científico Mentha piperita L.,  
a hortelã pode ser consumida em forma 
de chás, de inalações, sucos e como 
tempero na preparação de refeições.
Na cosmética entra nas fórmulas de dentifrícios, sabonetes, cremes de 
massagem e para barba, desodorizantes 
bucais e um sem números de aplicações.


Dentre seus benefícios divulgados pela medicina popular temos:
· Auxilio no emagrecimento;
· Auxilio no tratamento de tosses e resfriados;
· Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias;
· Alivio de dores musculares;
· Fonte de vitaminas do complexo B;
· Ajuda na digestão;
· Auxilia no tratamento de diarréias, cólicas e dores estomacais;
· Melhora o hálito;
· Combate Dores de garganta;

Um estudo divulgado pela BBC, feito por pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, mostrou que,quando a hortelã é tomada nas doses prescritas pelos curandeiros, ela é tão eficiente para aliviar a dor quanto um medicamento semelhante à aspirina, chamado de indometacina. Usos mais comuns são para curar gripes, dores de cabeça e de estomago.

Mais? Outro estudo divulgado pela Folha afirma que o chá de hortelã pode ajudar a controlar o excesso de pêlos em mulheres, dizem pesquisadores turcos. Segundo o estudo, tomar chá de hortelã duas vezes por dia reduz os níveis de hormônio sexual masculino no corpo da mulher. O hormônio causa o crescimento excessivo de pêlos escuros e grossos na barriga, seios e rosto (condição chamada de hirsutismo). O estudo foi realizado pela Universidade Suleyman Demirel, em Isparta, e publicado na revista especializada Phytotherapy Research.
E também: Um estudo da Wheeling Jesuit University acompanhou 27 adultos durante cinco dias e descobriu que aqueles que inalavam o óleo de menta sob seu nariz a cada duas horas consumiam cerca de 350 calorias a menos por dia do que aqueles que não inalavam. Isso também serve para pessoas que mascam folhas de hortelã ou até mesmo mascam chicletes com aroma de hortelã.

Fonte: http://eco4u.wordpress.com/2013/04/19/hortel-mais-saudvel-do-que-voc-imagina-conhea-suas-propriedades/